A cidade de Sorocaba recebeu no dia 27 de julho o Fluxo Urbano, um rolê que reuniu artistas locais em um ambiente que celebra a pluralidade de expressões artísticas. Realizado na Mask House, teve uma programação diversa. Além de música durante todo o evento, haviam fotos e desenhos expostos nas paredes do espaço, flash tattoo e um desfile de moda - que foi o grande diferencial da noite.
(Foto: Palco Regional)
O público ainda pôde comprar roupas no brechó e artesanato dos expositores presentes, e encerrar a noite assistindo uma batalha de rima, com direito a premiação.
(Foto: Palco Regional)
“A ideia inicial veio vendo a falta de oportunidades que a gente tem aqui no interior. Eu faço moda, né? Então, eu pensei que para eu ter uma oportunidade de desfile, eu tenho que ir para capital. Eu falei: ‘Vou tentar’. Eu fui e conversei com uma amiga, e aí nasceu a ideia da gente fazer [o evento]. ‘Por que que a gente não faz?’ ”
Mesmo sem experiência como produtora de eventos, Ana Júlia, se reuniu com colegas, decidiram o local da exposição, e começaram a divulgação: “Eu fui postando na internet, o pessoal ficou interessado e assim nasceu! Foi literalmente um artista ajudando o outro.”
Gustavo, um dos organizadores do Fluxo Urbano,reconhece a importância da união: “Querendo ou não, é um evento muito importante para a cena, para unir todas essas vertentes. O pessoal, se fortalece e ajuda a cena de Sorocaba crescer mesmo.”
(Foto: Palco Regional)
O Fluxo Urbano cumpriu com seu objetivo de fortalecer o circuito cultural local, valorizando a produção artística e promovendo o acesso democrático à cultura. O sucesso desse projeto foi fruto de uma comunidade ativa e engajada, e os organizadores afirmam que esse impacto positivo pode abrir caminhos para edições futuras.
(Foto: Palco Regional)